Confirmado primeiro caso de varíola dos macacos no MS
A SES ( Secretaria de Estado de Saúde) confirmou o primeiro caso de varíola dos macacos em Mato Grosso, um morador de Campo Grande de 41 anos que esteve recentemente em São Paulo.
Segundo a SES, o homem apresentou febre, ínguas (adenomegalia), feridas na pele e genitália (erupção cutânea em dorso). Os sintomas começaram no dia 29 de junho, mas não necessitou de hospitalização e estava em isolamento domiciliar.
São Paulo é o estado com maior número de casos confirmados da varíola dos macacos, 217 até ontem (14).
A Vigilância em Saúde do município e do Estado estão acompanhando o caso. Outras suspeitas surgiram no Estado, mas foram descartadas.
Sintomas e prevenção
Segundo especialistas, o período de incubação do vai de sete a 21 dias e os sintomas costumam aparecer entre o décimo e o décimo quarto dia. Além das erupções cutâneas, a varíola dos macacos causa dores musculares, na cabeça e nas costas, febre, calafrios, cansaço e inchaço dos gânglios linfáticos.
O Ministério da Saúde afirma que o melhor método de prevenção para o contágio é reforçar a higiene das mãos. Não há tratamento específico para a doença ou vacina contra o vírus, no entanto, a vacina padrão contra varíola também protege contra esse vírus.