Destaques

Manifestantes fecham a fronteira do Brasil com a Bolívia

Na madrugada desta segunda-feira (25), manifestantes bolivianos bloquearam a fronteira do Brasil com a Bolívia exigindo que o País estudo estatístico para atualizar informações, o Censo, que é importante para aumentar os repasses de recursos financeiros aos municípios, que estão defasados.

Devido a manifestação, cerca de 400 caminhões que escoam produção terão a viagem interrompida.

Segundo o o presidente do Setlog Pantanal (Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística), Lourival Vieira Costa Júnior, o protesto deve terminar à meia-noite. “O comitê cívico de Santa Cruz de La Sierra desencadeou a ordem de comando para outros comitês e aí bloquearam a fronteira. Ocorre que, por exemplo, Santa Cruz declara ter ‘x’ habitantes, mas tem três vezes mais e o governo atrasando o Censo, acaba atrasando o repasse aos municípios. Está tudo fechado. Ninguém entra, ninguém sai”, explicou ele.

Autoridades informaram à imprensa boliviana que não é possível realizar o Censo neste ano e a previsão seria 2024, mas o deputado pelo partido Comunidad Ciudadana, Alejandro Reyes, disse, ao jornal El Diário, que a prorrogação do Censo não deve passar do ano que vem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos online