Agosto Lilás traz conscientização sobre violência doméstica e familiar contra a mulher
A Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para Mulheres de Mato Grosso do Sul lançou nesta segunda-feira (1) o Agosto Lilás, a campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, instituída pela Lei Estadual nº 4.969/2016.
Com o objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre fim da violência contra a mulher, divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes, a campanha terá palestras, rodas de conversa, seminários e diversas atividades nos municípios, escolas e até mesmo online.
Segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, estudo se baseia em informações das secretarias estaduais de segurança pública, 1 mulher é vítima de feminicídio a cada 7 horas no Brasil. Isto significa dizer que, ao menos 3 mulheres morrem por dia simplesmente pelo fato de serem mulheres.
Dados preliminares divulgados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, no Relatório “Violência contra as Mulheres em 2021”, entre março de 2020, mês que marca o início da pandemia de COVID-19 no país, e dezembro de 2021, foram registrados 2.451 feminicídios e 100.398 casos de estupro e estupro de vulnerável de vítimas do gênero feminino no Brasil.
O Brasil permanece na 5ª posição no ranking de países com maior número de mortes violentas contra mulheres por questões de gênero.
Em Mato Grosso do Sul, em 2021, 34 mulheres foram assassinadas e 94 sobreviveram a ataques, 1.833 mulheres registraram Boletim de Ocorrência por estupro e 17.856 mulheres registraram por algum tipo de violência doméstica e familiar.
A agenda completa das ações do Agosto Lilás em Mato Grosso do Sul está disponível clicando aqui.