Criminosos usam prova de vida do INSS para aplicar golpes
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) comunicou que criminosos estão usando a prova de vida como isca para aplicar golpes, se passando por servidores e pedindo dados pessoais da população.
De acordo com o INSS, nas mensagens, que podem ser via SMS, WhatsApp, telefone e e-mail, os criminosos solicitam dados e fotos dos documentos pessoais com a justificativa de evitar a suspensão do benefício.
Outro método usado é o envio de links, onde o segurado deve realizar a coleta da biometria fácil.
O INSS alerta que não faz contato, via telefone, para prova de vida. A obrigatoriedade da prova de vida está suspensa até 31 de dezembro deste ano e nenhum benefício será suspenso até lá.
Quem receber alguma mensagem suspeita, deve denunciar pelo 135 e os segurados que caíram neste golpe devem registrar um boletim de ocorrência e comunicar o INSS e o banco em que recebe o benefício.
Veja algumas dicas do INSS:
- O INSS nunca entra em contato direto com a pessoa para solicitar dados, nem pede o envio de fotos de documentos por e-mail, WhatsApp ou outros canais de mensagem;
- O canal digital oficial para envio de documentos é o Meu INSS;
- O segurado jamais deve enviar documentos por e-mail;
- O número do SMS usado pelo INSS para informar os cidadãos é 280-41;
- O INSS nunca manda links, apenas informa sobre o andamento dos processos no Meu INSS;
- A biometria facial deve ser feita exclusivamente pelo aplicativo gov.br;
- Sempre que o INSS convoca o cidadão para apresentar documentos, essa convocação fica registrada no Meu INSS e também pode ser verificada pelo telefone 135;
- A pessoa deve utilizar apenas os canais oficiais de atendimento para cumprir qualquer solicitação do INSS, seja para agendar um serviço, seja para entregar algum documento: aplicativo/site Meu INSS ou agência da Previdência Social (com agendamento);
- Quando alguém liga para o telefone 135, o atendente solicita informações para confirmar a identidade de quem telefonou.