Eleições 2022: Confira o que acontece até domingo
O primeiro turno das Eleições 2022 está na reta final, pois no domingo (2), os mais de 156 milhões de eleitores brasileiros devem ir às urnas escolher seus representantes.
Ontem (29) foi o último dia para exibição do horário eleitoral no rádio e na TV e a realização de comícios. O prazo para os debates também já encerrou na manhã de hoje (30), que também é o fim do prazo para propaganda paga em jornais impressos e para a reprodução de jornal impresso na internet.
No sábado, ainda serão permitidas as carreatas, caminhadas e passeatas, a distribuição de material gráfico e a produção e impulsionamento de conteúdo na internet.
No dia da votação, domingo, o eleitor pode se manifestar individualmente, usando bandeiras, broches, adesivos e camisetas dos candidatos ou partidos políticos. Já a propaganda eleitoral, como pedido de voto pelos candidatos, partidos ou coligações, distribuição de panfletos, santinhos e outros materiais, abordagem ou mesmo aglomeração de simpatizantes estão proibidas.
As pessoas que desobedecerem as regras do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) estão sujeitas detenção de seis meses a um ano, que é a pena por cometer o crime de boca de urna, previsto no artigo 39, parágrafo 5º, inciso II da Lei nº 9.504/1997, a Lei das Eleições.