Prêmio na Alemanha contempla cientista brasileiro pela descoberta da variante Ômicron
O Prêmio África da Alemanha 2022 contemplou o cientista brasileiro Túlio de Oliveira na última sexta-feira (26) pela descoberta da variante Ômicron. Túlio mora na África do Sul desde 1997 e dedica suas pesquisas para a área da virologia. A cepa foi achada junto com o zimbabuano Sikhulile Moyo, que também foi premiado.
A identificação da variante se deu pela coleta de amostras na África do Sul. Do mesmo modo, eles sequenciaram o genoma e analisaram o grande número de mutações na estrutura do vírus em comparação com outros casos. Dessa forma, isso foi o que deu oportunidade aos pesquisadores de nomearem a variante.
Vale lembrar que a Ômicron foi identificada como mais contagiosa em comparação com a Covid-19. A partir da descoberta, a OMS emitiu um alerta global a respeito da nova cepa do vírus. Nos dias atuais, existem algumas novas subvariantes que derivam da que foi identificada pela dupla, como é o caso da BA.5 e a BQ.1.
Túlio também foi incluído na lista dos 10 pesquisadores mais influentes de 2021, feita pela revista Nature. Em relação à Omicron, o TudoCelular já chegou a abordar a forma que a pandemia é afetada pelas subvariantes da cepa. Do mesmo modo, existe um artigo que trata de como a tecnologia das vacinas para o combate a variante funciona.
O prêmio foi entregue aos cientistas por Olaf Scholz, que é chanceler federal da Alemanha. A publicação, inclusive, foi destaque no perfil oficial da premiação no Twitter. Atualmente, o Brasil enfrenta um aumento de casos de Covid-19, então, é crucial que todos tentem se proteger como puderem.
Fonte: TudoCelular