Netflix e Spotify estão no topo dos acessos no mercado de streaming
Mesmo que a Netflix tenha ganhado a antipatia de grande parte dos assinantes por conta das mudanças nas regras para o compartilhamento de senhas, a plataforma ainda consegue se manter no topo da lista dos serviços de streaming mais acessados, em conjunto com o Spotify.
O fato da Netflix ser a pioneira no ramo de streamings faz com que ela tenha muita vantagem sob suas concorrentes, em termos de base de assinantes e de expertise tecnológica. Assim como ela, o Spotify também foi a primeira plataforma no streaming de músicas, o que faz com ele se sobressaia a concorrentes como Apple Music, Deezer, YouTube Music e tantas outras.
Segundo dados do ComScore, coletados entre fevereiro de 2022 e fevereiro de 2023, entre os streamings de vídeo, a Netflix é a líder em acessos (desktop + mobile), tendo uma média de 50 milhões de visitantes únicos por mês. Já no segmento de áudio, o Spotify segue na liderança de usuários únicos por mês com cada usuário uma média de 13h26 minutos de áudio por mês na plataforma.
A Netflix também lidera nas interações nas principais redes sociais com 85 milhões de interações e mais de mil conteúdos postados com 82 mil ações por post em 2023.
Apesar dos altos acessos, o Spotify fica atrás do site do Sua Música, que atua com foco em músicas populares da região Nordeste, nas interações nas redes sociais entre os streamings de áudio. Os assuntos que mais engajaram entre tais usuários foram Mídia Online, Publishing e Travel & Leisure.
Em um panorama geral do mercado de streaming, entre janeiro e abril de 2023, o termo podcast teve mais de 14 milhões de menções nas redes Facebook, Instagram e Twitter. O post com maior engajamento ocorreu no perfil da influenciadora Virginia Fonseca ao participar do podcast da Forbes Brasil.
Além disso, para 45% dos usuários da internet no Brasil, os streamings de vídeo mudaram a forma de assistir televisão. 30% desses usuários concordam que assistem mais televisão que antes por conta dos streamings. Entre as três principais plataformas de streaming de vídeo no país, os visitantes únicos estão majoritariamente divididos entre as classes A, B e C.
Fonte: Tudo Celular