Celulares da Xiaomi são os que mais têm brechas no reconhecimento facial, diz estudo
Samsung, Xiaomi, Motorola e outras fabricantes tiveram alguns de seus celulares de entrada e intermediários analisados por um estudo promovido pela Consumenten Bold que avaliou a segurança da biometria facial. A pesquisa se mostra bastante consistente indicando que os aparelhos mais baratos são os que mais possuem brechas.
Entre os 60 celulares analisados pelos pesquisadores, 26 deles foram tidos como inseguros, especialmente alguns modelos da Xiaomi e suas subsidiárias lideram no quesito insegurança. A chinesa ocupa quase 60% da lista com 14 modelos listados, entre eles alguns da família Xiaomi 13. A Motorola aparece na segunda posição com 4 telefones, seguida pela Nokia em terceiro lugar com três aparelhos.
De acordo com o relatório, os smartphones classificados como inseguros não adotam medidas o suficiente a fim de impedir que terceiros desbloqueiem o aparelho usando uma foto impressa do dono do aparelho. Essa brecha torna tanto o celular quanto aplicativos que usam o desbloqueio facial suscetíveis a invasões e roubo de dados.
A análise feita pelo Consumenten Bold não identificou vulnerabilidades em iPhones, que passaram em todos os testes impedindo que o sistema fosse desbloqueado através de métodos como o citado anteriormente. No caso dos celulares da Apple, é válido lembrar a presença dos sensores infravermelho do Face ID que elevam significativamente o nível de segurança.
No caso da maioria dos celulares acessíveis do ecossistema Android, a avaliação dos dados faciais não é feita por um sensor específico, mas pela câmera frontal e um recurso de inteligência artificial no software. Neste caso, é possível que uma foto realista ou montagem bem feita consiga driblar os mecanismos de segurança, algo que dificilmente acontece com um sensor dedicado.
Embora a Xiaomi lidere em termos de aparelhos inseguros (de acordo com o relatório em questão), é interessante citar que a fabricante chinesa inovou em 2018 lançando o Xiaomi Mi 8 — a nomenclatura “Mi” foi abandonada pela empresa — com um entalhe retangular abrigando a câmera de selfie e um sensor infravermelho para mapeamento da profundidade do rosto.
Confira a lista:
- Xiaomi 12 Lite;
- Xiaomi 12T;
- Xiaomi 12T Pro;
- Xiaomi 13;
- Xiaomi 13 Lite;
- Xiaomi 13 Pro;
- POCO M5;
- POCO M5s;
- POCO X5;
- POCO X5 Pro;
- Redmi 12C;
- Redmi Note 12;
- Redmi Note 12 5G;
- Redmi Note 12 Pro;
- Motorola Moto E13;
- Motorola Moto G13;
- Motorola Moto G23;
- Motorola Moto G72;
- Nokia G22;
- Nokia G60;
- Nokia X30;
- OPPO A17;
- OPPO A57;
- OnePlus Nord CE 3 Lite;
- Samsung Galaxy A04s;
- Honor 70.