Vendas de smartphones caem 8% e Samsung mantém liderança no mercado no 2° tri de 2023
A Counterpoint Research, uma empresa especializada em análises mercadológicas, divulgou nesta terça-feira (18) os resultados do seu mais novo levantamento sobre o desempenho do mercado global de smartphones durante o 2° trimestre de 2023.
Os dados da Counterpoint Research apontaram que a venda global de smartphones caiu 8% em relação ao mesmo período do ano passado e 5% na comparação direta com o trimestre anterior. Esse foi o oitavo trimestre consecutivo a registrar uma redução.
Apesar disso, a Samsung manteve a liderança no período. A marca sul-coreana obteve 22% de participação global nas vendas, com um aumento de 3% em relação ao mesmo período de 2021. A Apple cresceu 1% e ficou em 2° lugar com a fatia de 17%.
Já a Xiaomi e a vivo enfrentaram ventos contrários. As duas marcas recuaram 1% cada em suas participações no mercado global após perdas importantes na China e Índia. A OPPO se manteve estável no período e a fatia de outras fabricantes cresceu 1%.
Todas as regiões do mundo registraram uma contração nas vendas, mas as maiores quedas foram vistas em mercados mais desenvolvidos, como os Estados Unidos, Europa e Japão. As reduções na China, Índia, Oriente Médio e África foram menores.
Ainda segundo os analistas da Counterpoint, o mercado global de smartphones parece ter superado a fase de rápido crescimento, com ciclos de substituição de consumidores cada vez mais longos e o surgimento de um mercado recondicionado mais maduro.
Contudo, a demanda no segmento premium permaneceu resiliente, com a sua participação atingindo um recorde no 2° trimestre. Na Índia, a venda de modelos mais caros cresceu 50% na comparação com o ano passado e a Apple surfou bem nessa onda.
Fonte: Tudo Celular