Campo Grande terá 5G a partir de segunda-feira
Campo Grande está a lista das sete capitais brasileiras que, na segunda-feira (19), passarão a contar com a faixa 3,5 gigahertz (GHz) do 5G, também conhecida como 5G puro, liberadas pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Neste mesmo grupo estão Aracaju, Boa Vista, Cuiabá, Maceió, São Luís e Teresina que se juntarão às outras 17 que já possuem o sinal.
A decisão foi aprovada em reunião do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3,5 GHz (Gaispi), liderado pela Anatel. O cronograma oficial da Anatel prevê a ativação do 5G puro em todas as capitais até 27 de novembro.
A data poderá ser antecipada desde que as operadoras concluam a instalação de antenas e de filtros antes desse prazo, e o Gaispi autorize a liberação do sinal.
As operadoras Claro, TIM e Vivo, que arremataram as licenças nacionais da faixa 3,5 GHz no leilão realizado no fim de 2021, deverão instalar um número mínimo de antenas 5G em cada capital, sendo que em Campo Grande, serão 11. O edital de licitação prevê a ativação de uma antena 5G para cada 100 mil habitantes.
Segundo a Anatel, no interior do país, o sinal do 5G puro será gradualmente ativado até 2029.
Chamado de standalone ou SA, o 5G puro oferece velocidade dez vezes mais veloz que o 4G, além de menor tempo de latência (atraso) na resposta a comandos dos usuários.