Cotidiano

Estudo diz que horário de verão não traz economia e deve continuar extinto

O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) divulgou um novo estudo sobre a aplicação atual do horário de verão e definiu que o mesmo não traz benefícios para o sistema elétrico nacional.

O estudo foi feito a pedido do Ministério de Minas e Energia para uma análise da eficiência do horário de verão nos dias atuais. O mecanismo foi extinto pelo presidente Jair Bolsonaro no ano de 2019 e, apesar da conclusão do ONS, caberá ao governo federal a decisão final.

“O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informa que conduziu análises sobre uma possível aplicação do Horário de Verão em 2022. Os resultados obtidos não apontaram benefícios para a operação do SIN (Sistema Interligado Nacional) decorrentes dessa medida. Neste contexto, o ONS reforça que cabe ao Governo Federal definir se aplicará ou não a medida”, informou o ONS.

O horário de verão foi instituído em 1931, pelo presidente Getúlio Vargas, para aproveitar o maior período de luz do sol durante a época mais quente do ano. Contudo, mudanças nos hábitos do consumidor e avanço da tecnologia reduziram a relevância da economia de energia ao longo dos anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos online