TikTok é investigado na Itália após desafio da “cicatriz francesa” viralizar
A autoridade antitruste da Itália abriu uma investigação contra o TikTok por supostamente violar as regras do país ao permitir a publicação de “conteúdo perigoso”, incitando à automutilação e má nutrição.
A investigação também atinge a unidade Irlandesa do TikTok, que é responsável pela rede social em outros países europeus, como o Reino Unido e a própria Itália. De acordo com a polícia italiana, também foram realizadas diligências na sede do aplicativo na manhã desta terça.
A principal acusação contra o TikTok está relacionada ao conteúdo viral do “desafio da cicatriz francesa”, uma vez que há milhares de vídeos de adolescentes influenciando outros a também se automutilarem.
Esse novo desafio começou a viralizar no TikTok recentemente e as autoridades italianas acusam a rede social de não remover os vídeos da plataforma.
A nova tendência busca infligir uma pequena lesão no rosto, logo abaixo do olho, para imitar o visual violento e agressivo dos gangsters franceses. Para isso, muitos adolescentes apertam a própria maçã do rosto para que os capilares sob a pele se rompam e o hematoma vermelho apareça.
Comentando o assunto em nota, o órgão de fiscalização da Itália disse que o TikTok não tem cumprido as suas próprias regras.
Faltam sistemas adequados para supervisionar o conteúdo publicado por terceiros e o TikTok viola as suas próprias diretrizes ao não remover conteúdo considerado perigoso.
Por enquanto, a rede social não comentou o assunto.
Fonte: TudoCelular