Ministério da Saúde libera vacinação contra a gripe para toda a população
O Ministério da Saúde (MS) liberou nesta segunda-feira, 15, o acesso de toda a população com mais de seis meses de idade à vacina da Influenza que imuniza contra a gripe. Inicialmente, apenas cidadãos dos grupos prioritários (profissionais da saúde, idosos, gestantes, etc.) poderiam ser imunizados, mas essa limitação encerra hoje.
Com a deliberação da pasta, toda a população pode ser vacinada contra a gripe até o dia 31 de maio, data em que a campanha de vacinação deve chegar ao fim. Esse deferimento atende ao pedido de vários estados e municípios que alertaram o MS sobre a baixa procura pelo imunizante e alta quantidade de vacinas represadas nos estoques.
De acordo com dados do Ministério, mais de 80 milhões de vacinas foram enviadas aos municípios, no entanto, apenas 21 milhões (26% do total) foram aplicadas entre os dias 10 de abril e 15 de maio. A meta é de que 90% dos brasileiros sejam vacinados.
A expectativa é de que a liberação pública do imunizante geral estimule a procura nos próximos dias. As Secretarias Municipais de Saúde têm autonomia para definir datas e estratégias; por isso, é importante consultar o cronograma da sua cidade através dos canais oficiais de comunicação do município.
A vacina contra a gripe é oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) através das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Para ser imunizado basta apresentar um documento de identidade com foto e o cartão de saúde.
Fonte: Tudo Celular